segunda-feira, 14 de maio de 2012

Começando a esfriar

Sopa de cebola.

Estamos no outono mas o frio já tem dado as caras por aqui. Para dar uma aquecida fizemos uma sopa de cebola, uma interpretação pessoal, da conhecida na França como Soupe à l’Oignon.
O prato foi criado na época do reinado de Luiz XV, apreciado por pobres e camponeses pela facilidade de encontrar cebolas. Depois foi acrescentado o pão e o queijo gruyére dando uma sofisticada no prato e assim agradando tando a realeza quanto as classes baixas.
Quem for a Paris pode degustar uma dessas na tradicional Brasserie "Pied de Cochon", um lugar animado, com decoração "kitsch" que funciona 24h, onde nasceu a tradição de tomar essa sopa; ao lado do mercado de Les Halles que hoje é um shopping. Melhor ainda é o preço, somente E$6,90.
A nossa versão ficou deliciosa, nos empanturramos de sopa!!!

Ingredientes:

5 cebolas pequenas cortadas em fatias
2 litros de caldo de galinha
1 taça de vinho branco seco
2 colheres de farinha de trigo
Fatias de pão Italiano
Queijo gruyére ralado
1 colher de azeite
1 colher de manteiga
3 colheres de creme de leite.
Sal
Pimenta do reino

Refogue a cebola na manteiga e azeite em fogo médio por uns 5 minutos, ou até que fiquem bem macias, acrescente o vinho e espere evaporar, sempre mexendo bastante,  coloque o caldo de galinha e espere apurar por uns 15 minutos em fogo baixo. Acrescente a farinha de trigo e tempere com pimenta e sal. Quando já tiver um creme reduzido, desligue o fogo e incorpore o creme de leite. Coloque em um recipiente de barro, louça ou algo que possa ir ao forno. Cubra com fatias de pão e depois salpique bastante queijo. Deixe no forno até derreter ou gratinar se o seu forno tiver essa função.





Uhmmm.... délicieux!!!

2 comentários: